terça-feira, 30 de março de 2010

Não confie no hd


O que vou escrever agora eu não tirei de site algum e sim vivi por experiência própria. Vou contar o que aprendi e acredito que será uma boa
dica.

Durante todos esses anos em que mexi com computadores, enfrentei três problemas de discos rígidos que estragaram. No primeiro, pouca coisa aprendi. No segundo, aprendi muita coisa. E no terceiro, fiz uma reflexão.

Meu 1º HD pifado - em 2001, meu HD de apenas 2 GB foi pro espaço. Primeiro fiz uma formatação pra tentar consertar e dei adeus a meus arquivos. Na época não sabia que depois da formatação dava pra recuperar arquivos mas o HD pifou de vez poucos dias depois. Eu coloquei no lixo.

Meu 2º HD pifado - em 2004, eu estava usando o Desfragmentador de Disco do Windows e o PC travou. A única coisa que restava a fazer era resetar. Foi o que fiz. Mal sabia eu que depois disso eu teria um grave problema. Até hoje não sei se aquele HD de 80 GB com várias músicas em mp3 estragou com o Desfragmentador ou com o reset do PC mas eu nunca mais usei o Desfragmentador. Comprei um HD de 80 GB novo e fiz uma pesquisa na internet e descobri que dava pra recuperar arquivos de HD danificados. Usei o EasyRecovery, o GetDataBack e outro programa que não lembro o nome e consegui recuperar a maioria das mp3s. Foram dias recuperando, é um processo bem demorado. Depois eu tentei abrir o HD pifado pra ver como funciona por dentro, por curiosidade, mas não consegui abrir. Aprendi que mesmo com uma formatação e vários problemas de leitura de dados, os arquivos estão lá. O que resta fazer é usar um bom software pra recuperar o máximo de dados, aqueles que não se localizam em cima de setores danificados.

Meu 3º HD pifado - esse é recente, de dezembro de 2007. Foi o que me levou a escrever esta postagem. Sobre o meu HD de 20 GB que comprei em 2002. De repente, de uma hora pra outra, ele não apareceu mais no Windows. Ele era detectado normalmente pela BIOS mas daí pra frente mais nada. Me restou usar os softwares. Usei dezenas. Primeiro fiz uma análise do estado do HD, todos os softwares indicaram problemas. Um dizia pra eu fazer um backup o mais rápido possível. E fui tentar fazer isso mas não consegui. Nenhum arquivo consegui recuperar. Usei o EasyRecovery, GetDataBack, R-Studio, Uneraser, VirtualLab Data Recovery, PCI File Recovery, Handy Recovery, Stellar Phoenix, Disk Patch, Data Doctor e outros que não lembro o nome. Alguns não detectaram o HD. A maioria detectou como unidade física (sem letra de unidade) mas logo no primeiro setor acusava erro de leitura. Era "bad sector" pra lá, "bad block" pra cá, "erro de redundância" pra cá, travamento pra lá. Foram horas tentando e surgindo um erro atrás do outro. Um caso realmente grave. Então eu desisti, já me acostumei com a perda. E que perda: emails históricos recebidos e enviados do Outlook, videos, apostilas, materiais de cursos, concursos e da minha faculdade, documentos, inúmeras fotos, jogos, pasta da minha irmã, da minha mãe, curriculuns, mixagens musicais minhas, arquivos de meus sites, arquivos em powerpoint, midis, fotos bonitas, papeis de paredes... Backup? Haja paciência pra fazer backup de todos esses dados... me arrependi da minha impaciência e precaução.

O que me deixa mais triste é ter organizado milhares de arquivos em alguns anos pra perder tudo da noite pro dia.

Reflexão - com essas experiências desagradáveis percebi o quanto um disco rígido não é confiável. Não vou confiar mais neles. Agora tenho dois de 80 GB, com muitas musicas e poucos dados. Tão bonitinhos, perfeitinhos.... espaço de sobra pra guardar tudo o que tem de bom. Vou tentar esquecer disso. Eles vão me trair um dia. Pode ser amanhã. Ou daqui a 6 anos, não sei.

Minhas dicas finais:

1 - Colecione os arquivos que vc gosta à vontade mas faça cópias em CDs, disquetes, DVDs, pen drives, ipods e até discos rígidos (é dificil dois HDs estragarem ao mesmo tempo).
2 - Se vc gosta de organização como eu, arrume tudo e faça backups logo depois. Nunca deixe apenas no HD.
3 - Seu HD pode estar perfeito hoje mas amanhã não. Parece que ele tem um tempo médio de vida de 3 a 5 anos (sim, apenas isso). Samsung, Maxtor, Seagate.... não importa a marca, eles têm vida útil.
4 - Um HD com problemas não é motivo pra desespero. Não demore muito pra começar a utilizar os softwares de recuperação de dados. Você pode encontrar dicas e baixá-los na internet. Use o Google à vontade. Se não tiver paciência, chame um técnico.
5 - Uma formatação rápida não elimina os arquivos apenas marca os espaços como sendo espaços vazios. Mas se forem acrescentados novos dados em determinada região os dados que ali estavam já foram eliminados definitivamente. Uma formatação pode resolver alguns problemas de leitura de dados mas recomendo usar o
chkdsk ou outro programa que marca setores defeituosos para não serem usados. E recomendo não acrescentar mais dados caso queira recuperar os antigos.
6 - Utilize softwares de monitoramento de HDs. Eles informam o desempenho e detectam possíveis falhas.
7 - As principais causas de defeitos em HDs são quedas e picos de energia, aumento de temperatura, mau transporte, etc.
8 - Acesse essa
pesquisa no Google e veja o quanto você corre risco

Nenhum comentário:

Postar um comentário