Fibras ópticas podem enviar informações na velocidade da luz através dos oceanos e das cidades. Mas você quer transferir arquivos da sua câmera para o computador, vai descobrir que a realidade da velocidade da luz não está no seu computador, e será muito mais lento quando você está transferindo vídeos de alta definição ou outros arquivos grandes entre os dispositivos, já que o conteúdo só viaja à taxa permitida pela USB ou outros cabos.
Mas logo, algumas trocas de dados entre aparelhos eletrônicos podem estar chegando à taxas mais elevadas, como as de fibra óptica, deixando as pessoas transferir de uma versão Blu-ray de “Gone With the Wind”, por exemplo, ou o arquivo da foto da família completa em menos de um minuto.
Ainda este ano, a Intel irá lançar a sua nova tecnologia de fibra óptica, Light Peak, uma tentativa de substituir USB e outros cabos eletrônicos para conectar computadores com câmeras digitais, players de música, smartphones e dezenas de outros dispositivos, disse Jason Ziller, diretor da Intel para essa nova tecnologia. “Light Peak tecnologia de cabo óptico, que inclui chips de computador e lasers em miniatura, estará disponível para os fabricantes ainda este ano”, disse ele, “para a instalação de produtos no próximo ano.” Os preços ainda não foram divulgados pela Intel.
“A primeira versão do cabo óptico vai transmitir 10 gigabits por segundo de dados de ambas as maneiras, e espera-se a escala de 100 gigabits por segundo na próxima versão”, disse Ziller.
Essa nova tecnologia, com o aumento da capacidade de armazenamento dos HDs promete popularizar definitivamente os vídeos de alta definição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário