terça-feira, 15 de junho de 2010

novo Hotmail

Veja Como vai ser o novo Hotmail


Com um atraso de seis anos, o Hotmail descobriu o Gmail. O webmail do Google, criado em 2004 com inovações na forma de organizar e visualizar as mensagens, é a principal inspiração do novo Windows Live Hotmail, anunciado na semana passada em São Paulo pelo diretor da divisão de negócios do Window Live da Microsoft, Brian Hall.

E não se trata só de Hotmail – na verdade é uma grande operação nos produtos “live” da MS para fazer face a uma internet que cada vez mais se torna o sistema operacional à vera do nosso dia a dia, na nuvem. Já não era sem tempo.

O tradicional webmail comprado por Redmond em 1997 vai ficar totalmente conectado aos programas do Office (Word, Excel, PowerPoint e $) e permitirá a edição online de arquivos .doc, .pps e assim por diante. Lembrou alguma coisa? Ah, é, o Google Docs. Só que com os formatos de arquivo de documento consagrados há décadas. Uma vantagem. Nessa hora, os números falam alto, pelo menos os fornecidos pela própria Microsoft.

- São 360 milhões de usuários do Hotmail no mundo, e $46 milhões no Brasil – diz Brian. – Oitenta por cento dos usuários, inclusive, o usam como email principal.

A festa do novo Hotmail começa a partir do mês que vem, quando as novas funções – especificamente as do webmail em si – aparecerão nas caixas postais dos usuários do Live. Ao longo do segundo semestre, passarão a chegar as funções ligadas ao MS Office.

A DIGITAL testou em primeira mão as características do novo webmail, e vamos logo avisando: se você ainda usa Internet Explorer 6, as novidades não são suportadas por ele (pelo menos na fase beta), gerando frustração. O IE 8 é o ideal para isso, mas o Hotmail também funcionou corretamente com recentes versões do Google Chrome e do Mozilla Firefox.

A primeira coisa que chama a atenção no novo Hotmail é a função Limpar (Sweep) no menu. Trata-se de um recurso para lidar com o spam e também com aqueles emails de newsletters e afins que povoam nossa caixa postal (por exemplo, serviços que assinamos há tempos e continuam a chegar, mesmo quando não mais queremos vê-los). A função permite marcar mensagens de um remetente e enviá-las para uma pasta ou para a lixeira, automatizando esse processo, o que ajuda a descongestionar o email – um dos objetivos de Brian.

O segundo passo na direção desse objetivo é a visualização de conteúdo diretamente de dentro das mensagens, sem que seja preciso sair do Hotmail. Como no Gmail, as fotos anexadas são vistas em tamanho menor no corpo da mensagem, mas aqui a função ganha escopo mais apetitoso.

- Com o SkyDrive (nuvem da Microsoft) integrado ao webmail, os arquivos de imagem passam a ficar na nuvem e é possível vê-las num slideshow (atenção: só com Silverlight instalado) de dentro do próprio email. Será possível mandar até um email com 200 fotos de 50MB cada, ou seja, 10GB – afirma Brian.

Não testamos com imagens desse tamanho, mas o recurso funcionou com um grupo de fotos menores. Entretanto, o mesmo recurso – aliás, chamado Exibição Ativa – aplicado ao vídeo é mais interessante. Um link para um vídeo do YouTube é analisado e o próprio vídeo aparece dentro da mensagem enviada, podendo ser tocado ali mesmo (com um pequeno popup). O Gmail também tem.

Há ainda uma caixa de busca no canto direito da caixa de entrada associada, naturalmente, ao Bing, o serviço de buscas da MS. Ele sugere buscas baseado no que se digita, mas não se mostrou útil no beta, sugerindo só contatos.

As mensagens podem ser visualizadas em conversas, também (embora este seja um recurso por vezes irritante, sem dúvida ele facilita achar mensagens interligadas).

Finalmente, a parte de edição do Office no Windows Live funciona direitinho, permitindo criar artigos dentro da internet ou puxá-los do computador. O carregamento das ferramentas de edição é que se mostra um pouco lento em relação ao Google Docs.

As novas características também estarão presentes nos navegadores de smartphones, diz Brian. Segundo ele, será possível ainda agregar ao serviço contas de Gmail e Yahoo!., além de mensagens instantâneas de Messenger e Facebook na caixa de entrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário