A grande mudança prevê não mais a relevância como maior importância na busca, e sim a qualidade do conteúdo exposto. Minha opinião é que não consigo saber como eles determinam o que tem melhor qualidade do que não tem, está é a grande pergunta. E claro que eles não divulgam como isto é feito.
Algumas pessoas estão com um "mimimi" que pode ser o novo indexador do Google chamado de Caffeine que haviam prometido, em Agosto do ano passado. Embora possa haver alguma ligação creio que não seja isto, e creio que este Caffeine já deva estar funcionando há muito tempo só ainda não foi divulgado.
Em resumo, o impacto da atualização vai ser nas páginas que você tem bom posicionamento nas buscas e recebe uma quantidade razoável de tráfego orgânico.
E agora, o que fazer?
Não vá perder os cabelos, se sua perda foi até 20%, você está dentro do padrão que eles informaram. Se sua perda foi maior, provavelmente será difícil de você voltar ao normal sem fazer mudanças drásticas em seu site.
Uma dica que dou para quem teve este problema é mostrar os conteúdos que estão "arquivados" no site/blog. Fazer com que estes artigos mais antigos tenham relevância para o site novamente, atualizá-los, trazê-los a página inicial novamente. Dentro dos próprios artigos, você pode mostrar quais são os mais lidos relacionados com o conteúdo que está sendo apresentado. Desta forma, você trará muitos artigos novamente à tona.
Tente fazer com que suas páginas que recebem um bom tráfego orgânico comecem a receber tráfego vindo de seu site, além de você expandir o conteúdo para quem não conhece seu site, você terá certamente mais visualização de páginas.
Conteúdo é tudo, não esqueça
O que pode ser mais importante do que produzir seu próprio conteúdo? Faça você mesmo, continue seu trabalho árduo. Outra dica: trabalhe mais o conteúdo, escreva um pouco mais, traga novas ideias a discussão, crie conteúdo em formato multimídia. O Google pode estar em mudança, mas sempre vão precisar do seu conteúdo para que outra pessoa use a ferramenta de busca deles.
Melhore o conteúdo antigo
Por mais que você tenha um bom conteúdo que já está arquivado e que foi trabalhado, hoje ele pode talvez precisar de uma melhora. Faça atualizações nos conteúdos mais antigos, traga-os para páginas mais próximas da página inicial dando uma "revida" a eles. Você fará com que o giro de artigos no seu site seja maior, seus visitantes podem ter a experiência de navegar por conteúdos bons que você criou e que eles jamais imaginariam que existisse, pois estavam lá jogados no arquivo, feito livros de bibliotecas.
Refletiu na busca Long-tail
A busca long-tail que foi influenciada diz respeito a pesquisas que não são iguais a títulos ou páginas que seu site apresenta, mas que você estava bem posicionado pela relevância do conteúdo com a pesquisa gerada. Agora para estar bem posicionado você precisa criar títulos que vão de encontro exato com que a pesquisa é feita.
Muito esclarecedor
ResponderExcluir