segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Anunciar com links patrocinados vale a pena?

Anunciar com links patrocinados vale a pena?


O artigo do Estadão, que enfatizou os resultados financeiros de alguns anunciantes que utilizam o Google Adwords, não deu dicas práticas para quem já anuncia. Antes de desperdiçar dinheiro, aprenda um pouco sobre o sistema.

O que são links patrocinados?

O que foi chamado de links patrocinados são anúncios contextuais exibidos junto com os resultados do Google. Ao pesquisar algo, observe a publicidade em volta dos sites localizados.

Os nomes dos anunciantes são divulgados junto com buscas relacionadas aos serviços que prestam. Cada vez que um usuário clica numa dessas propagandas, o anunciante tem que pagar uma quantia especificada pelo sistema.

Mais cliques não quer dizer mais retorno financeiro

Apesar de o texto do periódico ter se limitado a links pagos nas pesquisas do Google e ter feito uma breve menção ao sistema semelhante do Yahoo!, há muitos outros serviços que funcionam de forma parecida, como o brasileiro Busca Aqui!, que recentemente me enviou spam uma proposta comercial.

Outro assunto que o jornalista não deixou claro é que a ferramenta do próprio Google permite exibir anúncios desse tipo em milhares de outros sites através do Adsense. De qualquer maneira, o problema que observei é válido em qualquer uma dessas possibilidades.

Atrair mais usuários certamente desperta uma probabilidade maior de vendas e negócios, porém, é necessário estar preparado para receber esses consumidores e parceiros em potencial. Quando digo que um empresário, artista ou prestador de serviços deve estar preparado, não me refiro somente à logística que deverá ser usada para atender os pedidos, mas ao "recebimento" literal das pessoas nos sites. Para facilitar o entendimento de meus argumentos, veja a lista que elaborei:

  • Você está pronto para atender clientes de outras regiões?

    Geralmente, os anúncios são exibidos para usuários do Brasil inteiro. Se quiser atender uma região específica, anuncie apenas para termos de busca relacionados a essa localização ou coloque sua publicidade em sites que concentram usuários de lá.

  • Seu site é funcional e oferece uma boa experiência ao usuário?

    Muitas empresas brasileiras de webdesign — inclusive grandes — ainda utilizam técnicas arcaicas para a elaboração de páginas. Conheça, por exemplo, alguns dos fatores que devem ser levados em consideração na criação de um site. Não dependa somente de seu webdesigner, peça para diversas pessoas testarem a navegação e opções do site, para ter certeza de que um bom trabalho foi feito.

  • Seu anúncio corresponde ao serviço que oferece?

    O maior erro que vejo são textos realmente atraentes na publicidade, mas que não se referem ao que o anunciante deseja vender. Por exemplo, nada adianta omitir o fato de que quer cobrar pelo que faz com anúncios que parecem apenas fornecer informações sobre o tópico pesquisado. Os usuários "enganados" entrarão na página, verão que não era o que pensavam e irão embora, e você pagará cada centavo por isso.

Portanto, especificar que é um "Palhaço superdivertido na zona sul de São Paulo" é bem mais claro que "Palhaçadas! Faça uma festa divertida!". O segundo pode parecer mais eficaz à primeira vista, mas na verdade atrairá cliques sem retorno de todos os cantos — e, consequentemente, gastos para você.

Se levar tudo isso em conta, certamente economizará dinheiro e terá mais chances de conseguir bons clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário