Applied Semantics foi iniciado em 1998 (seu nome era Oingo na época) por Adam Weissman Elbaz e Gil, com um interesse em tornar os computadores mais "humano-alfabetizados". Eles trabalharam para construir uma nova arquitetura usando seus conhecimentos em design escalável sistemas de informação, desenvolvimento de aplicações de banco de dados, engenharia de software, processamento de linguagem natural (NLP). Juntamente com uma equipe de lingüistas e engenheiros de software, eles desenvolveram a tecnologia patenteada da empresa, CIRCA, que serve de plataforma comum para todos os produtos Semântica Aplicada.
Google finalmente comprou semântica aplicada em abril de 2003, tornando-o proprietário da tecnologia AdSense, assim como sua tecnologia CIRCA (Conceitual de Recuperação da Informação e Comunicação Architecture) que é construído sobre o AdSense.
A ontologia CIRCA é baseado em uma ontologia, independente escalável que consiste de milhões de palavras com o significado das palavras, como as palavras são relacionadas conceitualmente com outros significados. Ontologias são comumente usados em inteligência artificial e representação do conhecimento para definir uma estrutura hierárquica de dados contendo todas as entidades relevantes e seus relacionamentos e regras.
- Sinonímia / antonímia ("bom" é antônimo de "mau")
- Similaridade ("glutão" é semelhante a "ganância")
- Hypernymy (é uma espécie de / tem o tipo) ("cavalo" tem o tipo "árabe")
- Composição ("Comissário" é um membro da "comissão")
- Metonímia (relações todo / parte) ("veículo automóvel" tem parte "pedal da embreagem")
- Substância (por exemplo, "madeira serrada" tem "madeira" substância)
- Produto (por exemplo, "Microsoft Corporation" produz "Microsoft Access")
- Atributo ("passado", "anterior" são atributos de "timing")
- Nexo de causalidade (por exemplo, viagens de deslocamento causa / movimento)
- Vinculação (por exemplo, implica o pagamento de compras)
- laços laterais (conceitos intimamente relacionados entre si, por exemplo, "cão" e "coleira de cachorro")
No caso de uma palavra como a Ford, no entanto, o sistema para classificar os relacionamentos gerados. A Ford é uma fabricante de automóveis, bem como uma empresa. O conceito de "fabricante de carros" é mais específica do que a companhia, assim que receberia um valor mais forte. De todo este esquema de como os conceitos se relacionam é chamado de uma ontologia e constitui o núcleo da maioria dos motores produzidos hoje lingüística.
O que faz a ontologia CIRCA uma escolha muito inteligente para publicidade na web?
- CIRCA ontologia compreende e extrai temas-chave de uma página
- CIRCA discerne termos ambíguos
- CIRCA usa o contexto e fornece palavras-chave relevantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário